7 dicas para papelaria: venda o ano todo!

7 dicas para papelaria: venda o ano todo!

29/07/2019 0 Por stalo

Veja como aumentar a sua lucratividade e manter a saúde do seu negócio!

O ramo de papelaria já é bem explorado no mercado brasileiro, fazendo assim com que muitos empreendedores enfrentam dificuldades. A recessão econômica no Brasil não tem sido um período fácil, de acordo com o SEBRAE-SP, estima-se que alguns estabelecimentos do segmento chegaram a perder 30% de seus clientes em 2016.No entanto, mesmo com o mercado não tão aquecido, os empresários mantem o otimismo e buscam alternativas para superar a crise e se destacarem.

Nós pesquisamos as maiores dificuldades, concorrência e desafios do dia-a-dia reunimos sete dicas de venda para papelaria,  que ajudarão você a lucrar o ano todo. 

Fique por dentro de 7 dicas de venda para papelaria prontas para aquecer o seu negócio!

Se você está encontrando dificuldades de obter lucratividade no seu negócio, acompanhe as nossas 7 dicas de venda para papelaria  e proteja a sua empresa da crise.

1- Conheça seu público-alvo

Primeiro, faça algumas perguntas essenciais:

  • Onde está localizado seu negócio? Quem são as pessoas que frequentam ou passam pelo local que está sua papelaria?

Isso é importante para descobrir quais produtos ou serviços você deverá destacar e te darão mais retorno. Por exemplo, se sua papelaria estiver localizada próximo à fóruns e escritórios de advocacia, não adianta muito investir em material escolar de desenhos animados, não é mesmo?

Agora, para definir o seu público alvo veja abaixo algumas perguntas podem te ajudar:

  • Quem são: São artistas? Estudantes? Pais de alunos? Corporativo?
  • Onde estão: Como é a região da sua papelaria? Há muita concorrência? Como é o bairro?
  • Para conhecer o público alvo observe os produtos com mais saída, isso pode dar uma grande dica do tipo de perfil do seu público.
  • Dica: Já pensou em fazer uma pequena pesquisa de satisfação com seus clientes? Pode ser feito no caixa durante o pós venda!

2- Diversifique seu portfólio de produtos

Depois de definir o seu público alvo, você poderá determinar os produtos de necessidade que os clientes procuram. Isso não significa que você deverá vender somente esses produtos. Portanto, os produtos de necessidade são aqueles que o cliente entra na loja sabendo o que vai comprar. Sendo assim, diversifique seu mix com produtos especiais.

  • Como assim?

Por exemplo, um cliente que vai até a papelaria para comprar caneta para quadro branco, pode precisar de apagador para quadro branco e uma carga de tinta para a caneta.Isso também influencia a organização de sua loja, por exemplo, em um corredor de cadernos, que tal deixar próximo à estante de canetas e lápis?

O maior exemplo de diversificação desse meio foi a adesão de produtos de informática às papelarias, devido a necessidade de atender esse tipo de cliente, que consome tanto papelaria quando informática, por exemplo, o público corporativo.

3-Invista em uma boa vitrine

Agora que você já sabe quem é seu público e seus produtos de necessidade e de linhas especiais, não adianta nada se o cliente não ver esses produtos. Por isso é importante investir em uma boa vitrine e organização dentro da loja. Sim, investir, a vitrine não é apenas luxo ou questão de estética, é através da vitrine que um potencial cliente terá contato a primeira vez com o seu negócio, a atração pela vitrine pode ser determinante no fator de compra. Sendo essa uma das principais dicas de venda para papelaria.

  • Mas como fazer isso?

Muitos itens de papelaria são coloridos, como blocos de anotação, borrachas, canetas e cadernos, agrupem certos produtos para chamar a atenção de quem está passando. No interior da loja, produtos especiais chamativos são um convite para o cliente andar pela loja. Itens como canecas, porta-canetas divertidos, chaveiros, bichos de pelúcia, chamam a atenção e convidam o cliente a circular e comprar.  

4- Encontre sazonalidades

Uma das grandes dificuldades que os donos de papelaria enfrentam é: como vender fora da sazonalidade, isso é, durante o retorno às aulas?

Por isso o empreendedor deve se preparar e criar novas sazonalidades, novas oportunidades de vender e lucrar fora do período de aulas.

  • Como isso pode ser feito?

Procure aproveitar as datas comemorativas e feriados. O empreendedor pode aproveitar o Dia das Mães ou Dia dos Namorados para investir em produtos voltados para o público que procura presente para essas datas.

5-Promova eventos

Definido seu público alvo, uma forma de engajar e fidelizar seus clientes, é promovendo e divulgando eventos na área de atuação deles. 

Por exemplo, se sua papelaria é próxima às escolas e cursinhos pré-vestibular, o empresário pode promover um “Aulão Pré Enem” em seu estabelecimento, ou apoiar um evento desse estilo em um colégio próximo. Isso divulga sua marca, além de criar novas possibilidades de venda.

6-Ofereça outros serviços

Além de vender os produtos de papelaria, seu estabelecimento pode oferecer outros serviços como: Xerox e impressão, workshops e cursos. Dessa forma, sua papelaria se manterá sempre movimentada, além de divulgar seus itens, você engaja e fideliza os clientes.

7- Marque sua presença

Ações de marketing são indispensáveis para qualquer negócio prosperar, por isso é importante ter uma planejamento para atingir quem pode se interessar pelo seu negócio. O empreendedor tem de estar atento às novas mídias e canais de relacionamento. Já que a presença digital pode aumentar o faturamento de seu negócio em até 50%!

Canais como Facebook e cadastro no Google são ferramentas gratuitas e de muito acesso diário. Afinal muitas pessoas utilizam essas plataformas para pesquisar antes de comprar. Logo, estando presente digitalmente, você aumenta suas chances de ser encontrado.

E aí? As nossas dicas de venda para papelaria ajudaram você? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro do nosso blog!

Fontes:

https://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-SP/noticia/2017/01/6-dicas-para-montar-uma-papelaria-de-sucesso.html