6 segredos para aumentar a produtividade

6 segredos para aumentar a produtividade

29/04/2020 0 Por Digital Labs

Você já sentiu que poderia fazer mais no seu trabalho e render muito mais? Você pode fazer isso com algumas técnicas simples que ajudam a aumentar a produtividade.

Às vezes, não conseguimos finalizar as atividades do trabalho por serem muitas, porém isso também pode ser resultado da falta de foco durante a realização das tarefas. Neste blog, você vai aprender 6 segredos para fazer o seu tempo valer muito mais.

Técnica de Pomodoro

Essa técnica tem a ver com tomate, mas nada a ver com macarrão. Francesco Cirillo, criador dessa metodologia, viu em seu relógio em formato do fruto uma oportunidade de aumentar a produtividade.

Calma que nós te explicamos! Essa técnica consiste em dividir o seu tempo em intervalos de 25 minutos. Neste caso, você trabalha esse período de tempo e faz uma pausa de 5 minutos. Após duas horas de trabalho, você fará uma pausa de meia hora.

Pode parecer que você está perdendo tempo, mas, na verdade, é uma forma efetiva de trabalhar sem estresse e com válvulas de escape. Se for adotar mesmo essa técnica, você precisa realmente respeitar o timer e ser organizado.

Matriz de Eisenhower

Você é o tipo de pessoa que começa pelas atividades fáceis, pelas rápidas, pelas urgentes ou pelas mais importantes? Não tem uma ordem para cumprimento das atividades? Talvez esse seja o seu maior problema de produtividade.

A matriz de Eisenhower pode ser criada fisicamente, mas aqui vamos te explicar qual é a lógica para aplicá-la. Sim, tem uma ordem certa para cumprir as tarefas do dia. Primeiro, você precisa fazer as atividades que são importantes e urgentes, por isso, elas devem estar no topo da matriz.

Depois de eliminar essas prioridades, você segue para as atividades que são importantes, mas não são urgentes. É essencial ficar atento aos prazos para finalizá-las.

Na hierarquia de tarefas, as que são urgentes, mas não são importantes devem ser delegadas para outras pessoas e você precisa apenas supervisioná-las.

Agora vai uma frase polêmica: esqueça as atividades sem importância e sem urgência. Focar nessas tarefas só fará você perder tempo com inutilidades.

Melhore a comunicação

Se você nunca perdeu tempo fazendo uma atividade que era para ter sido feita de maneira diferente, ótimo, isso quer dizer que a sua empresa tem uma excelente comunicação. Agora, se existe refação ou a equipe não entende o que o líder espera, você tem um sério problema.

Para aumentar a produtividade, é necessário que todos entendam porque estão fazendo determinada ação e onde vão chegar. Além de desmotivar, a falta de comunicação entre os setores atrasa entregas e cria conflitos desnecessários.

Por isso, invista em flipcharts de recados, quadros com informações importantes e painel para comunicação. Também é essencial haver conversas de alinhamento ou reuniões para troca de informações e expectativas.

Reduza as reuniões para aumentar a produtividade

Não, essa dica não é o contrário da outra. Pode parecer loucura, mas existem empresas que marcam reunião para planejar outras reuniões. Você já passou por uma reunião de trabalho e pensou: “eu poderia estar fazendo as minhas atividades do dia”? Esse pensamento é muito mais comum do que você imagina.

Por isso, pense bem antes de marcar uma reunião. Não tem porque marcar um encontro se o problema pode ser resolvido em um e-mail. Mas, caso ela precise ser feita, seja objetivo, por isso, chame apenas quem precisa estar lá, marque com antecedência, coloque limite de tempo e tenha um líder para reunião.

Reconheça os colaboradores

A motivação é essencial para aumentar a produtividade, um elogio na rotina de trabalho pode ser muito significativo. Porém a recompensa financeira para bater metas e pelo cumprimento de todas as atividades podem servir como incentivo e ajudam no comprometimento da equipe.

Você pode tanto oferecer aumento de salário, bônus, quanto com participação nos lucros. É essencial demonstrar como os colaboradores são essenciais para o funcionamento e sucesso da empresa.

Cuide da saúde para aumentar a produtividade

Essa é uma dica que não só serve para aumentar a produtividade, mas para melhorar todos os aspectos da sua vida. É muito comum pessoas que se exercitam pela manhã terem muito mais vigor para realizarem atividades, por isso, esse é um ótimo prática para quem deseja trabalhar melhor.

Outra forma de atingir o máximo potencial é ter uma alimentação saudável. Assim, mantenha uma rotina equilibrada e você perceberá os impactos na realização de tarefas e no aproveitamento do tempo.

Depois de seguir todos essas práticas, você vai perceber como a produtividade vai aumentar e você conseguirá fazer muito mais, não vai achar que 24h no dia é pouco.