Cartão Material Escolar

12/05/2020 0 Por Digital Labs

Conheça a iniciativa que pode dar suporte a milhares de pessoas e empresas que dependem do setor de papelaria para sobreviver. E, ainda, levar material escolar para alunos da rede pública de ensino. É a união da economia e da educação, mostrando sua força!

Hoje, você irá ficar por dentro de todas as informações sobre o Cartão Material Escolar. Um projeto que visa ajudar empreendimentos comerciais e ao mesmo tempo, disponibilizar subsídios para a compra de material escolar por parte dos estudantes.

A iniciativa

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que o mundo estava sob uma pandemia, causada pela disseminação global do novo coronavírus. Com a ascensão do Covid-19, vieram muitas mudanças no cotidiano das pessoas.

Milhares de empresas e trabalhadores tiveram que encerrar suas produções em caráter emergencial, as previsões para normalização ainda são incertas e dependem da evolução da pandemia e da capacidade dos sistemas de saúde.

Esse cenário desolador atingiu em cheio a economia, causando uma crise sem precedentes. A situação pede cautela e adaptações rápidas, pois na mesma velocidade que o vírus se alastra, as famílias brasileiras perdem suas rendas.

Pensando em soluções práticas e seguras para enfrentar o momento e, também, para promover alternativas de venda a sua rede de clientes, a Stalo apoia a iniciativa lançada pela ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolas), ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria), com um abaixo-assinado online.

Precisamos reunir o maior número de assinaturas possíveis para pressionar o Governo Federal e o Ministério da Economia para implementar o Cartão Material Escolar.

Cartão Material Escolar

A urgente necessidade de geração de empregos e renda para os trabalhadores que vivem exclusivamente das atividades da cadeia produtiva e distributiva de produtos de papelaria é responsável pelo pontapé inicial desse projeto. No entanto, aliado a isso, há outro objetivo: prover os alunos com os materiais necessários para seus estudos.

Em apenas um projeto, foram reunidas duas causas de extrema relevância para o país, a manutenção de empregos do setor de produtos de papelaria, junto do apoio a estudantes na aquisição de materiais.

Como isso vai ajudar a educação brasileira?

Enquanto durar a quarentena, as escolas da rede pública e privada de todo o Brasil estarão de portas fechadas. Porém, isso não quer dizer que as aulas estejam suspensas. Em muitas escolas, o regime presencial deu lugar às aulas remotas, via internet.

Isso significa que os alunos estão aprendendo, mas sem se colocarem em risco indo até a escola e enfrentando aglomerações.

Portanto, é muito importante que essas crianças e adolescentes tenham produtos escolares a disposição, mesmo nesse período.

Manter os estudantes concentrados e com vontade de aprender também é dever do Estado. Assim, fornecer materiais escolares para esses alunos faz com que o nível de imersão na experiência educacional seja muito maior.

Por todos esses motivos, o Cartão Material Escolar visa subsidiar a compra de material escolar. A dinâmica dessa distribuição deverá ocorrer da seguinte maneira:

As famílias das crianças e adolescentes que estão matriculadas da rede pública de ensino, cursando o nível básico ou fundamental, receberão cartão pré-carregado com um valor que só poderá ser gasto em papelarias e demais estabelecimentos que fabriquem e ou distribuam materiais escolares.

Essa é uma medida que considera os recursos pré-existentes do orçamento do Governo Federal pelo Ministério da Educação. Portanto não haverá incremento de despesas para o governo, além do que já havia sido estipulado anteriormente.

Tendo as famílias o valor a sua disposição, o gasto dos recursos é mais racional e objetivo, pois comprarão o que realmente necessitam. Além, disso, evita-se licitações públicas, muitas vezes burocráticas, morosas e ineficientes em termos de aproveitamento de recursos.

Como ajudar

Assine o abaixo-assinado e ajude milhares de estudantes e empresas em todo o Brasil.

Para fazer parte desse movimento é muito fácil. Basta clicar no link abaixo e preencher um formulário muito rápido. Em menos de dois minutos você contribui para a criação do Cartão Material Escolar. Lembrando que essa ajuda é sem custos, apenas a sua assinatura.

Clique aqui e fortaleça essa iniciativa também:
https://www.change.org/p/presidente-jair-bolsonaro-e-ministro-paulo-guedes-fortalecer-a-cadeia-de-produtos-de-papelaria-com-o-cart%C3%A3o-material-escolar