Descubra 4 estratégias de marketing para papelaria

Descubra 4 estratégias de marketing para papelaria

30/07/2019 0 Por stalo

Fique por dentro das dicas que ajudam você a vender mais 

Não é novidade que a crise econômica é sentida por diversos mercados da sociedade. No caso do  setor de venda de materiais escolares, a dificuldade aumenta especialmente para esse segmento. Isso porque, um dos fatores que determina os picos de venda é a sazonalidade. No entanto, a papelaria conta com um ótimo quesito a seu favor: os itens vendidos nunca saem de moda. Afinal, blocos de papel, canetas, pranchetas, cadernos, são considerados produtos de rotina, sendo adquiridos o ano todo.

É claro que a crise econômica, pela qual o Brasil passa, é um fator que contribui para a queda de consumo. Contudo, não dá para ficar parado aguardando o cenário mudar, é preciso reagir. Ou seja, é fundamental que os empresários pensem em táticas efetivas para atrair mais clientes.

Neste artigo você vera 4 dicas marketing para papelaria, prontas para ajudar você a  fidelizar seus consumidores por meio de ações alinhadas às necessidades de seu público alvo. 

A solução é investir em boas estratégias de marketing para papelaria 

Uma dificuldade de pequenos e médios empreendedores é entender a importância do marketing para o seu negócio. Sendo assim, é comum que muitos empreendedores invistam em ações isoladas de marketing, mas sem dar continuidade em um plano de ação. 

O marketing para papelaria envolve diversas ações contínuas, e não somente promoções para um produto ou período específico, nesse infográfico separamos 7 dicas para papelarias venderem o ano todo.

4 dicas essenciais de marketing para papelaria

Depois de conferir o nosso infográfico, veja agora como otimizar ainda mais as recomendações acima com as 04 dicas de marketing para papelaria abaixo:

1. Ambientação

A papelaria é conhecida por contemplar uma vasta variedade de produtos e grande quantidade de “miudezas” como clips, borrachas, grafites, recarga para canetas, entre outros. Contudo, uma das reclamações de empresários do ramo é de que o cliente não passa muito tempo na loja. 

Ok, mas como posso reverter isso?

Primeiramente, estima-se que 70% da decisão de compra do consumidor acontece no Ponto de Venda, portanto chamar a atenção do cliente para os produtos dentro da loja é muito importante!

Para isso, é válido oferecer uma experiência agradável ao consumidor, que desperte a vontade de frequentar seu estabelecimento. Logo, investir na vitrine, stands diferentes, iluminação que valorize os produtos, cuidar da fachada e corredores podem ser fatores que estimulem a compra.

Ou seja, aposte em vitrines diferentes, ambientações com produtos coloridos próximos ao PDV, sem economizar na criatividade!

2. Variedade

Ofereça produtos variados e diferenciados para vender o ano todo. Além dos materiais de rotina, citados acima, uma grande jogada para o setor são os mais diferenciados como canecas decoradas, quadros decorativos e linhas especiais. O bom desses utensílios é que eles podem ser explorados em sazonalidades, como por exemplo, o Dia dos Namorados, Natal, Carnaval e por aí vai.

Atenção: invista em produtos que sejam a cara do seu público alvo, busque também por destacá-los no PDV.

3. Inovação

Apresentar os produtos de maneira inspiradora e ofertar produtos originais já é uma maneira de inovar a sua papelaria. No entanto, apenas seguir tendências e não um planejamento, pode não resultar nos objetivos desejados. Por isso, conhecer o perfil do seu cliente é muito importante antes de pensar serviços diferenciados.

Por exemplo, eu posso oferecer um serviço de impressão e encadernação, mas nada adianta se o consumidor da minha região não adquire esses serviços. Observe sua região e concorrentes para elaborar estratégias e serviços que podem destacar sua papelaria.

4. Canais de Divulgação

O mundo hoje é altamente digital, e isso afeta e muito as relações de compra e venda. É  comum pesquisar o preço de um produto na internet antes de comprá-lo, ou então pesquisar se na região que você está, existe um comercio X, ou algum estabelecimento que fornece o serviço que você procura.

Por isso, é importante para a papelaria marcar sua presença digital. Além das mídias já tradicionais, como divulgação em jornais e revistas da região, anúncio em rádio, aliar a divulgação online tem grandes vantagens.

Além disso, as maiores redes sociais possuem cadastro gratuito, como o Facebook, por exemplo, que ajuda a sua empresa ser encontrada online. Muitos outros canais, como o próprio Google, oferecem treinamentos para você fazer seu próprio marketing digital.

O que você achou do nosso conteúdo de marketing para papelaria? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro do blog!

Referências:

http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/4daccd70a61212fee2435830971023bc/$File/SP_papelariadesucesso_17.pdf
https://clubesebrae.com.br/blog/dicas-praticas-de-gestao-e-marketing-para-papelarias