Descubra como utilizar a tecnologia na escola!

Descubra como utilizar a tecnologia na escola!

30/07/2019 0 Por Digital Labs

Proibir o uso de tecnologia na escola é uma batalha já perdida. Sendo assim, a melhor saída é descobrir como transformá-la em sua aliada para atingir os objetivos de sua escola. A tecnologia já faz parte da rotina diária de todos. Afinal, o número de lares brasileiros conectados chegou a 32,3 milhões em 2014, o que equivale a 50% total das residências, de acordo com a Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre este tema que ainda é um tabu no Brasil.

Tecnologia na escola: como ela pode ajudar no aprendizado dos alunos?

Atualmente, já é compreendido que o aluno tenha mais acesso a um volume maior de informações, do que o perfil de estudante de décadas passadas. Isso porque, hoje em dia, crianças e jovens de até vinte e poucos anos, conhecidos como nativos digitais, encaram com naturalidade o surgimento de novos recursos tecnológicos. Diferente dos migrantes digitais, pessoas que nasceram antes dos anos 80, tem maior dificuldade de adaptação a essa rotina digital.

A missão atualmente é descobrir como aliar a tecnologia para atingir os objetivos de sua gestão de ensino. Portanto, isso significa estar aberto a buscar novidades e entender o potencial de cada ferramenta dentro da sala de aula. Sabemos que os alunos tendem a aprender mais quando estão motivados, isso estabelece a diferença entre uma aula dinâmica e uma aula maçante. A adequação da tecnologia no contexto escolar pode ser um fator determinante para o desempenho total dos alunos e até a renovação de matrícula no início do próximo ano letivo. 

Buscar novidades e entender o potencial das ferramentas tecnológicas é um grande desafio para as instituições de ensino atualmente.

Abaixo apresentamos ideias e ferramentas para adaptar as escolas às tecnologias disponíveis no mercado. Desta forma, é possível atrair a atenção dos alunos e também modernizar a escola. Confira:

Programas de inclusão digital: O governo federal apoia e executa diversos programas que possibilitam a inclusão digital no Brasil, dentre esses programas, alguns podem ser destacados: 

  • ProInfo,
  • Casa Brasil,
  • Inclusão digital,
  • Computador para todos,
  • Estação digital,
  • Observatório Nacional de Inclusão Digital,
  • Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e
  • Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

Como profissionais da área, é importante conhecermos os recursos gratuitos disponíveis que muitas vezes nem se tem conhecimento.Isso porque, é importante disseminar esses programas para inserir as escolas e educadores nessa iniciativa de informatizar a educação. 

Treinamento para educadores e profissionais da área:

A repentina mudança tecnológica que está acontecendo no mundo tem exigido bastante dos profissionais da área de ensino. Principalmente quando falamos de uma geração que se formou há alguns anos atrás, é muito importante que as escolas ofereçam treinamentos aos seus professores. Afinal, aliar a criatividade a tecnologia é uma ótima maneira de obter melhores resultados com os alunos.

Recursos e ferramentas digitais:

Existem diversos aparelhos e aplicativos que promovem a tecnologia na escola e nas salas de aula como apoio ao educador e aos alunos como: livros digitais, plataformas e aplicativos digitais para interação em tempo real com os alunos, lousa digital conectada à internet, vídeo aulas através do Youtube e o próprio WhatsApp pode ser usado para tirar dúvidas e gerar insights aos alunos. Ou seja, não há limites ao utilizar a criatividade e algum tipo de recurso.

Por fim, agora que você já teve um panorama de como é possível inserir a tecnologia no dia a dia das escolas, é preciso começar a inseri-la na rotina dos educadores e alunos. Sendo assim, confira a seguir um vídeo que exemplifica o uso da tecnologia na sala de aula. 

Assistir vídeo:

https://youtube.com/watch?v=QOR72ntk5jE%3Futm_source%3Dakna%26utm_medium%3Demail%26utm_campaign%3DMailing%2BEnsino%2Bestado%2Bde%2BSP%2B-%2BAgosto

Fontes: Correio Brasiliense, Porvir.org, Brasil escola.

https://resultadosdigitais.com.br/blog/formas-de-transformar-sua-instituicao-com-a-ajuda-da-tecnologia/http://itcore.com.br/tecnologia-na-instituicao-de-ensino/https://www.edools.com/tendencias-educacao-a-distancia/https://www.edools.com/tecnologia-educacional/