Design Thinking: o que é e como aplicar a sua empresa

Design Thinking: o que é e como aplicar a sua empresa

30/07/2019 0 Por Digital Labs

O Design Thinking consiste em um conjunto de métodos, técnicas e processos que abordam um problema, analisando as informações por meio de conhecimentos e propostas de soluções. Ao contrário do que muitos pensam essa metologia não é formatada, e sim uma forma de abordagem e pensamento.

Ficou curioso (a)? Então, veja neste artigo como este conceito é aplicado e quais são as etapas! 

Primeiro, conheça a origem do design thinking

A expressão design thinking como uma “forma de pensar” foi utilizada a primeira vez em 1969, pelo economista  Herbert A. Simon no livro The Science of the Artificial. Mais tarde, em 1973, Robert McKim utiliza o termo em seu livro Experiences in Visual Thinking.

Enquanto o professor de Stanford e designer Rolf Faste, responsável por popularizar essa abordagem, define design thinking como uma técnica de ‘pessoa inteira’ para a resolução de problemas centrada na percepção das necessidades.

Sendo assim, o design thinking trata de um processo prático-criativo que coloca o indivíduo no centro do desenvolvimento do projeto.  A fim de gerar resultados impactantes positivamente tanto para o usuário/consumidor final tanto para a empresa que o desenvolveu.

O que isso quer dizer?

Significa entender o que os usuários ou consumidores precisam para resolver os problemas deles, antes de lançar um novo produto ou serviço no mercado.

Por que o design thinking é importante?

Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Doblin em 2007, apenas 4% dos produtos lançados nos EUA obtiveram sucesso. Ao utilizar as estratégias de design thinking, é possível mapear  todos os aspectos da solução que se busca, e encontrar propostas mais efetivas.

Sendo assim, o design thinking permite que as pessoas desenvolvam processos de maneira eficiente. Além disso, graças a  segurança e criatividade, há um estimulo no relacionamento interpessoal da equipe e troca de experiências.

Como aplicar o design thinking?

O design thinking é uma abordagem colaborativa e coletiva que busca solução de problemas.  É uma metodologia multidisciplinar que conta com a experiência pessoal e cultural, habilidades e conhecimento de cada membro da equipe.

Os gestores e colaboradores têm que estar em constante comunicação e em brainstorm para encontrar soluções para a corporação. Por isso é importante um ambiente propício para a troca de ideias e informações de maneira visual e colaborativa. Existem também ferramentas tecnológicas que auxiliam no controle de etapas do projeto.

As etapas do processo de design thinking, no geral, podem ser definidas da seguinte forma:

Agora é hora de compreender melhor como design thinking funciona, sendo assim confira abaixo as principais:

  • Imersão

Nessa etapa a equipe se aproxima de um problema, buscando uma oportunidade de inovação. Isso porque, ela é dividida em duas etapas, endo elas:

1- Preliminar: período em que o problema é entendido, os fatores desse problema são identificados por pesquisas, experiências que oferecem insumos para a próxima etapa.

2-Profundidade: nessa fase o problema é explorado, com entrevistas, trabalho de campo, etc., nessa etapa, são criados os insights cards, com reflexões e considerações sobre o problema, que serão utilizados na próxima etapa.

  • Análise e Síntese

Nessa etapa, os insights gerados anteriormente são analisados e sintetizados, de forma a serem organizados e criar padrões identificáveis dentro de uma lógica. Logo, diversas ferramentas podem ser utilizadas: cartões de insights, diagramas, mapas conceituais.

  • Ideação

Essa é a etapa dos brainstorms, além da equipe multidisciplinar envolvida no projeto, outros fatores podem entrar  no desenvolvimento dessa etapa.Portanto, com o público-alvo definido, as pessoas que se beneficiarão do projeto desenvolvido se envolvem para fornecer novas perspectivas e pontos de vista gerando um resultado mais rico e diversificado.

É importante ressaltar que o design thinking é uma abordagem que reconhece que é raro acertar de primeira, por isso é evita-se o julgamento. É valorizada a criatividade, empatia e colaboração.

  • Prototipagem

Nessa fase que as soluções são criadas e viabilizadas como uma versão mais simples do produto para teste. Isso porque teste é a palavra-chave desta etapa, nesta fase se faz a validação de todas as ideias anteriores realmente atingem as necessidades do consumidor final, cumprindo a solução final.

O design thinking permite que gestores e colaboradores desenvolvam com criatividade soluções mais assertivas para as empresas. Afinal, a empresa aproveita todas as oportunidades para aprendizado e crescimento.

Fontes de referência:

https://developers.original.com.br/blog/design-thinking-estrategia-inovacao-empresas-modernas
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-design-thinking,369d9cb730905410VgnVCM1000003b74010aRCRD
https://www.linkedin.com/pulse/criatividade-e-inova%C3%A7%C3%A3o-com-design-thinking-adm-franciscojunior