
Design Thinking: o que é e como aplicar a sua empresa
30/07/2019O Design Thinking consiste em um conjunto de métodos, técnicas e processos que abordam um problema, analisando as informações por meio de conhecimentos e propostas de soluções. Ao contrário do que muitos pensam essa metologia não é formatada, e sim uma forma de abordagem e pensamento.
Ficou curioso (a)? Então, veja neste artigo como este conceito é aplicado e quais são as etapas!
Primeiro, conheça a origem do design thinking
A expressão design thinking como uma “forma de pensar” foi utilizada a primeira vez em 1969, pelo economista Herbert A. Simon no livro The Science of the Artificial. Mais tarde, em 1973, Robert McKim utiliza o termo em seu livro Experiences in Visual Thinking.
Enquanto o professor de Stanford e designer Rolf Faste, responsável por popularizar essa abordagem, define design thinking como uma técnica de ‘pessoa inteira’ para a resolução de problemas centrada na percepção das necessidades.
Sendo assim, o design thinking trata de um processo prático-criativo que coloca o indivíduo no centro do desenvolvimento do projeto. A fim de gerar resultados impactantes positivamente tanto para o usuário/consumidor final tanto para a empresa que o desenvolveu.
O que isso quer dizer?
Significa entender o que os usuários ou consumidores precisam para resolver os problemas deles, antes de lançar um novo produto ou serviço no mercado.
Por que o design thinking é importante?
Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Doblin em 2007, apenas 4% dos produtos lançados nos EUA obtiveram sucesso. Ao utilizar as estratégias de design thinking, é possível mapear todos os aspectos da solução que se busca, e encontrar propostas mais efetivas.
Sendo assim, o design thinking permite que as pessoas desenvolvam processos de maneira eficiente. Além disso, graças a segurança e criatividade, há um estimulo no relacionamento interpessoal da equipe e troca de experiências.
Como aplicar o design thinking?
O design thinking é uma abordagem colaborativa e coletiva que busca solução de problemas. É uma metodologia multidisciplinar que conta com a experiência pessoal e cultural, habilidades e conhecimento de cada membro da equipe.
Os gestores e colaboradores têm que estar em constante comunicação e em brainstorm para encontrar soluções para a corporação. Por isso é importante um ambiente propício para a troca de ideias e informações de maneira visual e colaborativa. Existem também ferramentas tecnológicas que auxiliam no controle de etapas do projeto.
As etapas do processo de design thinking, no geral, podem ser definidas da seguinte forma:
Agora é hora de compreender melhor como design thinking funciona, sendo assim confira abaixo as principais:
- Imersão
Nessa etapa a equipe se aproxima de um problema, buscando uma oportunidade de inovação. Isso porque, ela é dividida em duas etapas, endo elas:
1- Preliminar: período em que o problema é entendido, os fatores desse problema são identificados por pesquisas, experiências que oferecem insumos para a próxima etapa.
2-Profundidade: nessa fase o problema é explorado, com entrevistas, trabalho de campo, etc., nessa etapa, são criados os insights cards, com reflexões e considerações sobre o problema, que serão utilizados na próxima etapa.
- Análise e Síntese
Nessa etapa, os insights gerados anteriormente são analisados e sintetizados, de forma a serem organizados e criar padrões identificáveis dentro de uma lógica. Logo, diversas ferramentas podem ser utilizadas: cartões de insights, diagramas, mapas conceituais.
- Ideação
Essa é a etapa dos brainstorms, além da equipe multidisciplinar envolvida no projeto, outros fatores podem entrar no desenvolvimento dessa etapa.Portanto, com o público-alvo definido, as pessoas que se beneficiarão do projeto desenvolvido se envolvem para fornecer novas perspectivas e pontos de vista gerando um resultado mais rico e diversificado.
É importante ressaltar que o design thinking é uma abordagem que reconhece que é raro acertar de primeira, por isso é evita-se o julgamento. É valorizada a criatividade, empatia e colaboração.
- Prototipagem
Nessa fase que as soluções são criadas e viabilizadas como uma versão mais simples do produto para teste. Isso porque teste é a palavra-chave desta etapa, nesta fase se faz a validação de todas as ideias anteriores realmente atingem as necessidades do consumidor final, cumprindo a solução final.
O design thinking permite que gestores e colaboradores desenvolvam com criatividade soluções mais assertivas para as empresas. Afinal, a empresa aproveita todas as oportunidades para aprendizado e crescimento.
Fontes de referência: