Gestor de compras: 03 dicas para organizar o seu trabalho

Gestor de compras: 03 dicas para organizar o seu trabalho

30/07/2019 0 Por stalo

gestor de compras controla a entrada de insumos na produção, quantidade produtos em estoque e materiais de escritório para a empresa. Ou seja, esse profissional é responsável pelo funcionamento da empresa, sendo essa uma tarefa complexa. Isso porque o setor de compras de um grande responsável pela competitividade de uma empresa.

.  

3 dicas para ser um bom gestor de compras

 O gestor de compras precisa contar com soluções que aperfeiçoem suas atividades, trabalhando  conjuntamente com os responsáveis pelo estoque e logística.

Logo, a sua tarefa de compras é pautada principalmente no bom relacionamento e confiança entre as partes envolvidas. Ao contrário do que muitos acreditam, não se trata apenas de buscar o menor preço do mercado, mas sim as melhorar condições de negociação.

Veja abaixo 03 dicas para melhorar a sua organização no meio corporativo:

1-Garantir as melhores negociações para empresa

Manter um bom relacionamento com os fornecedores e outros gestores da empresa é essencial para o setor de compras. Pois, assim o gestor de compras poderá garantir a continuidade de trabalho da empresa

Ao buscar um fornecedor de insumos, o gestor de compras deverá garantir as melhores condições para a empresa. Isso não significa apenas barganhar valores, mas garantir que a qualidade do insumo negociado esteja de acordo com os padrões da empresa. Sendo assim, o produto deve ser entregue dentro do prazo, com condições de pagamento de acordo com a politica da empresa.

Ao se estabelecer uma boa relação de confiança entre o setor de compras e fornecedor, as possibilidades de negociação de prazos e pagamentos aumentam. Ou seja, há benefícios para ambas as partes.

A mesma lógica vale para os outros setores da empresa: logística e estoque. Isso porque, é preciso manter a comunicação constante e atualização sobre a situação de cada seção.

2- Integrando os setores

Integrar os setores de compras, estoque e logística na hora de administrar oferece muitas vantagens. As que mais se destacam são a redução de desperdício, entrega de insumos e produtos, e melhores condições de compra.

Além disso, ao integrar os setores, não será preciso fazer pedidos urgentes, a produção não precisará parar por falta de insumos e os clientes não serão prejudicados com atrasos.

A integração entre os setores permite que a empresa aproveite melhor as oportunidades. Uma vez que a comunicação integrada permite aos gestores conhecer o volume de estoque, prever situações de venda, demanda de compra, permitindo a preparação para situações imprevistas.

3-Comunicação Visível e Transparente

Atualmente, no mercado existem diversas soluções tecnológicas para controle e gestão administrativa. Contudo, muitos softwares possuem um custo alto que pequenas e médias empresas ainda não podem arcar. 

Os softwares de gestão e ERPs são excelentes investimentos, mas é preciso ponderar e pesquisar as soluções disponíveis no mercado antes de tomar a decisão de adquirir um sistema de gestão on-line.

Enquanto isso, muitas empresas utilizam as tradicionais planilhas de controle do Excel. Porém, pode acontecer de os gestores não se comunicarem sobre os controles e resultados de cada setor. Há também a possibilidade de  acarretar ainda mais os problemas citados anteriormente: compras em cima da hora, pedidos atrasados, produção parada.

Dessa forma, os setores têm que estar em fluida comunicação e trabalhando em sincronia. Existem ferramentas on e offline que ajudam estruturar estratégias de trabalho integrado:

  • Quadros de aviso: quadros de cortiça, feltro ou metálicos para anexar planilhas e avisos importantes. Esse quadro deve possibilitar a visualização de todos, metas, objetivos da empresa para o mês vigente e planos de ação. 
quadro-de-aviso-cortica
Foto Reprodução.
  • Quadros de planejamento: quadros brancos que podem contar com tabela mensal, ou de tarefas. Podem ser anotados avisos e informações importantes de cada setor, mantendo-se visível a todos. 
quadro-de-planejamento-mensal
Foto Reprodução.
  • Aplicativos de conversa em grupo:  existem aplicativos gratuitos de conversa voltados para o público corporativo. Para melhorar a comunicação interna das empresas utilize o slack, yammer, workplace, Skype, Google Hangouts, e o próprio e-mail.
  • Aplicativos de workflow:  são aplicativos voltados à gerência e controle de tarefas e equipes, que permitem a administração do fluxo de trabalho. Existem diversas opções gratuitas e pagas, como Trello, Evernote, Microsoft OneNote, Todoist e Google Task.

Você trabalha como gestor de compras? O que achou deste conteúdo? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro do  blog!