Quadro escolar
No entanto, essa missão só é cumprida com sucesso quando existe um cuidado na escolha da superfície correta para o quadro escolar. Hoje em dia, há diversos materiais disponíveis no mercado, cada um deles com os seus benefícios e aplicações. Fazer uma boa escolha vai garantir condições ergonômicas para o professor, uma boa visualização pelos alunos e inúmeros outros benefícios.
Confira a seguir as melhores dicas para escolher a superfície mais adequada para o quadro escolar.
Superfície de porcelana
Os quadros com superfície de porcelana estão entre os mais utilizados atualmente. Não apenas em salas de aula, como também na sala dos professores, escritório da coordenação e em outros ambientes.
É um quadro na cor branca, para escrita com canetas específicas. Uma das suas maiores vantagens é garantir um bom contraste entre a superfície e o que será escrito sobre ela. Logo, ajuda a assegurar uma visualização adequada, mesmo pelos alunos que se sentam mais distantes.
A porcelana também é uma superfície fácil de apagar, portanto, não ficam resíduos do que estava escrito ou desenhado antes – o que poderia atrapalhar a visibilidade. Como tem baixo brilho, também é uma boa pedida para fazer projeções em sala.
Não absorve gordura e nem produtos químicos, tornando-se resistente ao aparecimento de possíveis manchas. Logo, é uma opção com durabilidade prolongada, inclusive, com garantia de 25 anos.
Por ser de aço porcelanizado, permite o uso de ímãs.
Superfície de laminado melamínico
O laminado melamínico é a superfície de formica e, por ser bastante resistente, é indicado para uso intenso. Por exemplo: em salas que abrigam aulas pela manhã, à tarde e à noite, essa pode ser uma excelente alternativa.
Na versão magnética, podem ser utilizados ímãs. Não é muito recomendado para projeções, mas, se elas não fazem parte da rotina da sala de aula, não haverá qualquer problema nessa escolha.
É disponibilizado tanto na cor branca, para ser usado com marcadores, quanto na cor verde, para uso com giz.
Uma das vantagens desse produto é a facilidade de limpeza e manutenção, além da alta resistência a manchas.
Superfície com pintura U.V.
Outra opção são os quadros cuja superfície recebe acabamento em pintura ultravioleta. Essa superfície é constituída por uma chapa de fibra de madeira de alta densidade e é uma alternativa para quem busca algo mais econômico.
Porém, vale ressaltar que os quadros com pintura U.V. não são recomendados para uso intenso. Porem ser bem-vindos em salas que recebem aulas com menos frequência ou que não há tanto uso do quadro em si, como uma sala de artes, por exemplo. Proporciona escrita suave e também assegura uma boa leitura.
Para uso com marcadores, está disponível na cor branca. Já para uso com giz, está disponível nas cores verde e preto.
Superfície em aço pintado
Esse tipo de quadro possui superfície de chapa de aço galvanizado lacado e também é magnético, ou seja, permite o uso de ímãs. É mais uma opção econômica para uso pouco frequente.
Logo, também pode ser escolhido para salas de aula nas quais há uma demanda menor de escrita no quadro. Ou então para salas de reuniões de professores, por exemplo, onde não deve haver um uso diário.
Giz líquido
Já essa superfície é a mais indicada para lettering, ou seja, a arte de desenhar as letras. Por isso, pode ser uma boa pedida para uma sala de artes ou até para os corredores da escola, onde podem ser escritas mensagens para os alunos e professores que circulam no cotidiano, tornando o ambiente mais amigável!
É de fácil aplicação e fácil limpeza.
Quadro de avisos de cortiça
Os quadros de avisos também são muito necessários nas escolas, tanto nas salas de aula quanto em outros ambientes de maior circulação. Neles, as peças de comunicação podem ser fixadas com taxinhas, ficando visíveis para todos e auxiliando na divulgação de recados importantes.
Nesse caso, uma opção é a superfície de cortiça. Esse é um produto bastante indicado não apenas para escolas, mas também para empresas, escritórios e até para uso residencial, para deixar recados que ajudem a organizar a rotina da família.
Além da sua funcionalidade, tem um aspecto muito interessante do ponto de vista de design de interiores, trazendo uma perspectiva mais rústica para o ambiente.
Quadro de avisos de feltro
A superfície em feltro é outra opção para os quadros de avisos. Ela também é aplicável em escolas, empresas, escritórios e residências e deve ser usado com taxinhas para prender os comunicados.
Vale ressaltar que os quadros de avisos, independente da superfície escolhida, são ferramentas indispensáveis para uma boa comunicação interna. No caso das escolas, eles ajudam a trazer transparência para a relação entre a coordenação e os professores e alunos.
A escolha do quadro mais adequado para a sua escola pode até parecer algo insignificante perto de tantas outras decisões que precisam ser tomadas na gestão desse tipo de instituição. Mas não se esqueça: é justamente nos pequenos detalhes que você consegue proporcionar aos seus alunos uma experiência melhor de aprendizado.
Se você se preocupa em oferecer uma infraestrutura de qualidade para os seus alunos, o quadro que será colocado em cada sala de aula é muito importante para cumprir essa responsabilidade. Um quadro adequado aliado à boa didática do professor, pode transformar uma aula.
E caso você ainda fique em dúvida sobre qual quadro escolher, mesmo com as explicações desse artigo, nós temos a solução! Em nosso site, temos uma aba especial em que indicamos o quadro ideal de acordo com as suas respostas a algumas perguntas. Colocamos nosso conhecimento técnico à sua disposição para garantir a melhor escolha.
Descubra qual é o quadro ideal para a sua escola!